Assentos feitos de plástico reciclado serão utilizados nas Olimpíadas de 2024
janeiro 19, 2024A importância do plástico para a performance dos atletas
fevereiro 9, 2024Vila na Tailândia valoriza resíduos plásticos e melhora a vida dos moradores
A situação na vila de Wangwa, Tailândia, era de extrema preocupação. Centenas de famílias viviam em meio a montanhas de resíduos que cresciam constantemente. Esses cidadãos estavam expostos à sujeira e aos animais que buscavam comida, como cães e ratos. A situação era insalubre e as pessoas não sabiam o que fazer.
Então um líder da vila, Sayan Rungreaung, coordenou membros do comitê comunitário a fim de encontrar uma saída para a situação. Em um primeiro momento, foi solicitado que cada domicílio separasse os resíduos orgânicos; poucos meses depois, 18 toneladas de resíduos/mês eram que iriam para o lixo eram usados como fertilizantes e alimento para animais.
A partir daí, o caminho para eliminar as montanhas de lixo em Wangwa foi ganhando mais aliados. O governo municipal e o setor privado uniram-se às iniciativas, fornecendo instalações, equipamentos e estradas necessárias para lançar a iniciativa de reciclagem.
Uma campanha educacional envolvendo professores, escolas e distribuição de informações porta-a-porta elevou a conscientização e a ação a um novo patamar. Em pouco tempo, famílias começaram a coletar seus resíduos recicláveis e vendê-los em um centro.
Em 2018, foi lançada a Parceria Público-Privada para Plásticos (PPP) para auxiliar o governo tailandês a atingir seus objetivos ambientais, com recursos e financiamento da Dow e de outras empresas líderes na Tailândia, como SCG e PTT Global Chemical.
Por meio de oficinas sobre como separar cada tipo de plástico e uma rede bem-sucedida de autoridades locais, comunidades e empresas de reciclagem, as famílias de Wangwa desenvolveram uma nova mentalidade: o plástico é muito valioso para ser desperdiçado.
Hoje, os plásticos de Wangwa são separados, reciclados e transformados em novos produtos, que por sua vez são utilizados e reciclados novamente, criando uma economia circular que reduz o desperdício.
A separação de plásticos tornou-se uma carreira para alguns moradores locais, enquanto outros criam e vendem produtos feitos de plástico reciclado. Os lucros do programa fornecem Wi-Fi gratuito para toda a comunidade, bolsas de estudo para estudantes e benefícios para os idosos. Como resultado desse esforço, houve o surgimento de um subproduto intangível, mas importante ― o impacto positivo no bem-estar dos moradores.
As melhorias na higiene, na qualidade de vida e na paisagem de Wangwa transformaram a vila em um modelo de gestão de resíduos, atraindo visitantes de toda a Tailândia interessados em aprender as melhores práticas de destinação e reaproveitamento de resíduos.
De uma vila afundada em lixo a um exemplo brilhante, Wangwa é a prova viva de que com a mentalidade correta, transformações profundas podem ser realizadas.
Fonte