Tampas de garrafa pet são transformadas em skates

mala plástico
Mala feita de plástico é durável, resistente e reciclável
novembro 17, 2023
plasticultura
Plasticultura: como o plástico pode ajudar na produção de alimentos?
dezembro 8, 2023
mala plástico
Mala feita de plástico é durável, resistente e reciclável
novembro 17, 2023
plasticultura
Plasticultura: como o plástico pode ajudar na produção de alimentos?
dezembro 8, 2023

Tampas de garrafa pet são transformadas em skates

tampas pet skates

Na Laje Designs

O plástico pode ser utilizado para diversas finalidades, inclusive em equipamentos para a prática de esportes e atividades de lazer. 

Com uma visão sustentável, o engenheiro canadense Arian Ravegani começou a transformar tampas de garrafas plásticas descartadas em skate. 

“A ideia começou quando eu tinha o objetivo de reciclar meus resíduos plásticos domésticos, e comecei a experimentar e encontrar formas de reciclá-los. Isso era mais um hobby”, explica Arian. “Uma vez que entendi como reciclar, usando ferramentas e instrumentos básicos, eu quis fazer um produto útil”, ele acrescenta.

Desde o seu início, sua iniciativa criou mais de 100 skates usando mais de 50.000 tampas de garrafas plásticas descartadas. Os skates são feitos à mão na oficina de Arian na Rocinha, a maior favela do Brasil. Cada prancha é cuidadosamente elaborada e leva quase três horas para ser completada.

O projeto levou à criação da Na Laje Designs, em 2020, combinando as paixões de Arian por skates e reciclagem.

Moldando o plástico

Arian diz que cada skate é único, e o processo de produção é artístico e artesanal. “Todo o processo começa quando recebemos o plástico. Separamos por categorias e cor, e os lavamos. Uma vez lavados, trituramos, e então eles vão para o molde”, conta o engenheiro.

O molde é então colocado em um grande forno de pizza, onde o plástico triturado derrete e assume a forma do skate. Após dez minutos, outra camada de plástico é colocada por cima. Este processo deve ser repetido de seis a sete vezes para preencher o molde.

“Pressionamos e esperamos até que o molde esfrie. Cortamos as bordas para que fiquem bonitas e limpas. Depois colocamos os trucks e as rodas”, explica Arian. “Após isso, temos um skate completo”, ele acrescenta.

‘Nossos skates são feitos para passear.’

O skate é popular no Rio de Janeiro, especialmente entre as gerações mais jovens. Pode-se ver jovens realizando truques e saltos com skates por toda a cidade. No entanto, os skates de Arian são um tipo de prancha conhecido como ‘cruiser’.

“Nossos skates são feitos para passear e andar rápido na estrada. Não são tanto para fazer truques”, diz ele. Os skates vêm em diferentes tamanhos para atender a todas as faixas etárias.

Trabalho pioneiro

As criações únicas e coloridas de Arian geram renda para as comunidades carentes da Rocinha. Sua empresa se uniu à Família Na Mesa, uma ONG que distribui cestas de alimentos para 200 famílias necessitadas todo mês.

“Na Laje Designs é muito inovadora. Eu acho que é um trabalho pioneiro dentro do Rio de Janeiro. As tampas de garrafa muitas vezes caem nos rios, causando fluxo incorreto de água e, por consequência, enchentes. Elas poluem as praias que frequentamos”, diz Marcelo Queiroz Dos Santos, fundador da Família Na Mesa.

Economia circular

O descarte inadequado de resíduos plásticos é um problema grave no Brasil. O Rio de Janeiro tem mais lixo do que as autoridades locais podem lidar sozinhas. Arian quer expandir sua nova empreitada para as favelas vizinhas na cidade para ajudar a limpar sua comunidade.

“Queremos ser um exemplo para crianças e outras empresas mostrando que podem usar resíduos plásticos e outros resíduos para ter uma economia mais circular. Também permite que as pessoas pratiquem esporte e sejam mais ativas”, diz Arian. “No Rio de Janeiro, existem muitos problemas, mas também muitas soluções”, acrescenta.

O objetivo de Arian é aumentar a conscientização pública sobre a questão da poluição por plástico nos distritos de favela do Brasil. Ele quer inspirar indivíduos e comunidades a agir, estabelecer hábitos ambientalmente amigáveis ​​e viver de forma sustentável.

Fonte:

https://www.euronews.com/culture/2022/12/05/meet-the-brazilian-engineer-cruising-on-plastic-bottle-tops

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *