Suécia interrompe cobrança sobre sacolas plásticas

plástico sustentabilidade
9 fatos que mostram como o plástico colabora para a sustentabilidade
setembro 15, 2023
aquecimento global
Aquecimento global: como o plástico ajuda a frear esse fenômeno
outubro 6, 2023
plástico sustentabilidade
9 fatos que mostram como o plástico colabora para a sustentabilidade
setembro 15, 2023
aquecimento global
Aquecimento global: como o plástico ajuda a frear esse fenômeno
outubro 6, 2023

Suécia interrompe cobrança sobre sacolas plásticas

sacolas plásticas

Divulgação

Diversas medidas foram tomadas a fim de reduzir a poluição provocada pelos resíduos plásticos. Embora muitas matérias tenham mostrado que as sacolas plásticas não são a principal causa do problema, pudemos observar uma verdadeira batalha contra o material nos últimos anos.

Para reduzir o consumo dessas embalagens, diversos países determinaram a cobrança sobre cada sacola plástica utilizada. Um deles foi a Suécia, que introduziu uma taxa de 3 coroas (R$ 1,32) para, além de incentivar a redução do uso de sacolas, também alinhar o consumo com a meta da União Europeia de 40 sacolas por pessoa em um ano.

Medida passa a valer em 2024

Como efeito lógico, a cobrança provocou a redução do uso das sacolas e a Suécia cumpriu a sua parte para o alcance da meta anual da União Europeia de 40 sacolas por pessoa. 

Porém, a taxação trouxe consequências adversas, como o inchaço dos custos administrativos para a cobrança da taxa e o aumento do uso de embalagens com materiais piores no que diz respeito à sustentabilidade.

Embora a eliminação do imposto já fosse discutida há meses, o governo tornou a medida oficial com um anúncio em 13 de setembro de 2023. A interrupção da cobrança passa a valer em 1º de novembro de 2024.

Mudança de hábitos pode ser a solução

A queda no consumo de sacolas plásticas indica um caminho promissor ― a transformação nos hábitos também pode acontecer em outros aspectos que sejam mais eficientes para a preservação do planeta, como a destinação correta dos plásticos e o máximo aproveitamento desse material antes do descarte.

Vale também ressaltar a preocupação do governo sueco de evitar a substituição das sacolas plásticas por opções que causam maior impacto ao meio ambiente. Essa reflexão é importante para que decisões como a taxação das sacolas sejam tomadas. Antes da substituição do plástico por outro material, é importante avaliar o ciclo de vida, já que estudos mostraram que sacolas de plástico e de algodão não são as opções mais sustentáveis.

Fonte:

https://plasticosemrevista.com.br/suecia-revoga-taxa-na-compra-de-sacola-plastica/

https://sweden.postsen.com/local/145402/The-plastic-bag-tax-is-to-be-abolished-%E2%80%93-Regeringense.html

https://www.plasticstoday.com/legislation-regulations/sweden-repeal-plastic-bag-tax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *