Plástico é a melhor solução para evitar o desperdício de alimentos
abril 29, 2023Música e plástico: uma forte ligação
maio 26, 2023Reator movido a energia solar transforma resíduos plásticos em substâncias úteis
Pesquisadores da Universidade de Cambridge desenvolveram um reator capaz de converter resíduos em produtos químicos e combustível, usando energia solar.
O reator transforma dois tipos de resíduos — gases de efeito estufa e plástico — em compartimentos diferentes, simultaneamente. As garrafas PET foram transformadas em ácido glicólico, enquanto o CO2 foi transformado em monóxido de carbono.
Tanto o ácido glicólico quanto o monóxido de carbono são mais interessantes para a indústria que os resíduos. O ácido pode ser usado como ativo por empresas de cuidado com a pele, enquanto o monóxido de carbono é transformado em syngas, componente principal de combustíveis líquidos sustentáveis.
Aproximadamente 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos são produzidas todos os anos, de acordo com o Programa Ambiental da ONU.
No entanto, apenas 9% desse volume é reciclado. O restante acaba acumulado em aterros sanitários ou vira poluentes em mares e oceanos.
Para a transformação de plástico em combustível, é necessário alcançar temperaturas extremamente altas, o que torna o processo caro e pouco prático. O sistema alimentado por energia solar pode mudar esse cenário, tornando a reciclagem mais acessível e viabilizando a adoção do reaproveitamento do plástico como regra, e não exceção.
Transição para uma economia circular
Os pesquisadores veem os resultados dois dos maiores poluidores do mundo natural em produtos úteis.
Eles esperam que o sistema movido a energia solar seja um passo em direção à transição para uma economia mais sustentável e circular.
“Converter resíduos em algo útil usando energia solar é um grande objetivo de nossa pesquisa”, diz o professor Erwin Reisner do Departamento de Química Yusuf Hamied, autor sênior do artigo. “A poluição plástica é um enorme problema em todo o mundo e muitas vezes, boa parte dos plásticos que jogamos em lixeiras de reciclagem são incinerados ou acabam em aterros sanitários.”
Por que este sistema de reciclagem movido a energia solar é tão inovador?
Outros sistemas movidos a energia solar semelhantes estão sendo desenvolvidos, mas até o momento, eles não reciclaram resíduos plásticos e reduziram gases de efeito estufa em um único processo.
“Uma tecnologia movida a energia solar que poderia ajudar a combater a poluição plástica e os gases de efeito estufa ao mesmo tempo pode ser um divisor de águas no desenvolvimento de uma economia circular”, diz Subhajit Bhattacharjee, co-autor do artigo.
O sistema funciona integrando catalisadores em um absorvedor de luz.
“Em geral, a conversão de CO2 requer muita energia, mas com nosso sistema, basicamente você só precisa iluminá-lo e ele começa a converter produtos prejudiciais em algo útil e sustentável”, diz o co-autor Dr. Motiar Rahaman. “Antes desse sistema, não tínhamos nada que pudesse fazer produtos de alto valor seletivamente e de forma eficiente.”
Bhattacharjee acrescenta que, no futuro, o sistema poderá se tornar ainda mais versátil e produzir produtos mais complexos, apenas mudando o catalisador.
Os pesquisadores esperam que o sistema possa um dia ser usado para desenvolver uma usina de reciclagem movida inteiramente por energia solar.
Fontes: