Caixas de pizza feitas de plástico ajudam a preservar o meio ambiente
agosto 11, 2023World Plastic Summit 2023 evidencia a abordagem sustentável para o plástico
setembro 1, 2023Plástico: material indispensável para os esportes aquáticos
A prática de esportes é importante para manter a nossa saúde e bem-estar. Também é divertido acompanhar atletas em diversas competições da nossa modalidade favorita, observá-los desafiando seus limites e a felicidade da vitória.
O que poucos sabem é que o plástico é um material importante para viabilizar diversas práticas, das quais destacamos aqui a natação e demais atividades aquáticas.
Plásticos estão presentes nos equipamentos de natação
De competições de natação de alta intensidade e jogos de polo aquático, passando pelo nado sincronizado e aulas aquáticas para idosos, os plásticos ajudam a manter todos seguros.
Plásticos usados em equipamentos de natação, incluindo óculos, trajes de banho e toucas, protegem os nadadores de sal e cloro, para que os participantes apresentem seu melhor desempenho, independentemente da situação.
As lentes dos óculos de natação, por exemplo, são feitas de policarbonato, material que as deixam resistentes a riscos. Também são leves e superam os óculos feitos de materiais alternativos.
Para comparação, podemos citar as máscaras de mergulho feitas de vidro temperado, que não têm revestimentos anti-embaçantes. Os óculos de plástico com revestimento anti-embaçante maximizam a clareza visual para os nadadores debaixo d’água. Óculos de policarbonato também minimizam a distorção visual e permitem que aqueles que precisam de prescrição vejam debaixo d’água.
Além disso, o policarbonato é 10 vezes mais resistente que o vidro, reduzindo a necessidade de substituição e o risco de uma lente quebrada ou rachada. As tiras dos óculos são geralmente feitas com silicone ou borracha, tornando-as facilmente ajustáveis para conforto.
As toucas de natação podem ser feitas de vários tecidos plásticos sintéticos, incluindo silicone, látex, borracha e spandex, para proteger o cabelo e reduzir o “arrasto” ― a força da água que desacelera os nadadores enquanto se movem.
Maiôs de alta tecnologia são feitos de nylon e spandex. O spandex fortalece o traje LZR Racer da Speedo, tornando-o uma opção compressiva, repelente à água e resistente ao cloro, capaz de reduzir o arrasto e proporcionar a forma mais aerodinâmica para competição e lazer.
No Campeonato Mundial de 2009, 43 recordes mundiais foram quebrados e o diretor da equipe nacional de natação dos EUA, Mark Schubert, disse que o torneio “será lembrado como o encontro dos plásticos”, devido à prevalência de materiais naquele dia ― incluindo os trajes predominantemente de poliuretano usados pelos participantes.
Plásticos melhoram a funcionalidade das instalações aquáticas
Além de melhorar a segurança, o plástico é vital para a funcionalidade e design de piscinas privadas e instalações aquáticas públicas.
Trata-se de um material escolhido constantemente por arquitetos e engenheiros, justamente porque atende os requisitos necessários para planejar e construir áreas de natação internas e externas.
Mesmo em uma piscina pública ou competitiva, divisórias de pistas de plástico são importantes para manter vários nadadores na piscina seguros e separados, evitando colisões.
Para instalações comerciais e privadas, bombas de plástico, válvulas e filtros são todos feitos com materiais plásticos que facilitam a instalação e a manutenção. Ferragens de plástico também não enferrujam, então podem sobreviver ao ar livre em qualquer clima, indefinidamente.
Como os plásticos são de baixa manutenção, resistentes a riscos, cloro e UV, eles são o material mais adequado para uso externo em coberturas de piscina, painéis de parede de piscina e assentos e bancos ao redor das áreas da piscina. O uso de plástico reduz as necessidades de manutenção e diminui os custos para governos locais, empresas e consumidores.
Plásticos aumentam a acessibilidade em atividades aquáticas
Dos Jogos Olímpicos à diversão no quintal, os plásticos ajudam a tornar os esportes e as atividades aquáticas mais acessíveis, além de melhorar a qualidade da instalação da piscina e superar materiais alternativos.
Os plásticos são fundamentais para pessoas com deficiência acessarem instalações aquáticas. Vários tipos deste material são usados para fabricar elevadores aquáticos, usados para ajudar pessoas com dificuldades de mobilidade a entrar ou sair de uma piscina. Uma vez na água, crianças e adultos com deficiência também podem usar dispositivos de flutuação, como boias e coletes salva-vidas adaptados para ajudá-los a se manterem seguros.
Para os idosos, dispositivos de plástico, como snorkels, podem ser usados para ajudar a evitar lesões no pescoço causadas pela respiração lateral e barbatanas de plástico podem facilitar a natação.
Com os plásticos, todos podem desfrutar dos benefícios que os movimentos na água proporcionam, sejam como prática de esporte ou apenas para diversão.