Cadeira de rodas feita de plástico facilita acesso à mobilidade
março 17, 2023Plástico é opção sustentável para a fabricação de móveis
abril 14, 2023Plástico: material fundamental para a agricultura moderna
Sabemos que o plástico é importante para a proteção dos alimentos durante o transporte e a venda. Mas o que poucos conhecem é que o material é utilizado para esse fim ainda na fase de cultivo.
A indústria moderna de agricultura depende dos plásticos para produzir frutas e vegetais o ano todo, além de proteger as plantas de pragas. Dessa maneira, o rendimento aumenta e os agricultores conseguem produzir maior quantidade de alimentos nutritivos a um custo mais baixo, acessível a todos os consumidores.
As estufas tipo túnel, também conhecidas como “hoop houses” ou “casa de arcos”, são feitas de plástico de etileno-acetato de vinila (EVA) resistente e durável, estendido sobre uma estrutura de aço tubular.
Essas estruturas leves e duráveis criam um tipo de estufa solar na qual as culturas crescem diretamente no solo, mas protegidas pela estrutura. As estufas não precisam de iluminação ou controle de temperatura artificial e são baratas de comprar e operar, tanto para usos industriais quanto domésticos.
Com as hoop houses, é possível prolongar a temporada de cultivo, manter as culturas mais aquecidas nas épocas frias e proteger do sol forte durante as temporadas mais quentes. As estufas também protegem a qualidade do solo e reduzem a necessidade de água, diminuindo os custos para os agricultores e ampliando o acesso a alimentos saudáveis cultivados localmente.
De acordo com a Seasonal High Tunnel Initiative, que iniciou a implementação das estufas tipo túnel como técnica alternativa de cultivo, essa tecnologia simples aumenta a lucratividade dos agricultores, ajudando essa parte vital de nossa economia a permanecer saudável e forte e permitindo que mais investimentos sejam feitos nas estações de cultivo.
Plástico como proteção contra pragas e outros agentes danosos
A camada fina, mas durável, de plástico que envolve as plantas permite a entrada dos raios solares, mas impede a entrada de pragas nocivas que destroem as culturas e reduzem significativamente o rendimento. Pragas comuns como besouros, percevejos, mosca-branca e cigarrinhas podem ser evitados com o uso de estufas tipo túnel.
Segundo Elizabeth Little, professora e patologista de plantas da Universidade da Geórgia, as estufas tipo túnel também protegem as hortaliças de doenças causadas pela chuva. Pesquisas da Sociedade Americana de Ciência Hortícola mostram que essa tecnologia simples também está ajudando os agricultores a aumentarem seus lucros, garantindo que as culturas não sejam perdidas para pragas ou condições climáticas extremas. As estufas tipo túnel são o futuro da agricultura e só são possíveis graças à durabilidade do plástico.
Rede plástica mantém os produtos seguros
Embora as estufas plásticas pareçam ser uma solução rápida para resolver muitos dos desafios modernos da agricultura, outros produtos plásticos duráveis também estão ajudando a manter altos rendimentos e baixos custos para agricultores e consumidores. A rede plástica, feita de plástico polipropileno durável, é uma malha leve que pode ser colocada sobre árvores, videiras ou arbustos para proteger de pássaros e outras pragas. A rede é usada para reduzir a perda de culturas e otimizar práticas agrícolas, especialmente para uvas, frutas de caroço e outras espécies que se desenvolvem em árvores.
Essa rede também é resistente aos raios UV, às intempéries, à ruptura e à podridão, característica importante para que seja reutilizada por várias estações.
Na indústria do vinho, a rede é usada por muitos produtores a cada temporada para proteger as frutas em amadurecimento das populações locais de pássaros, bem como para amenizar as condições climáticas cada vez mais extremas.
Além de proteger as plantações de aves, os agricultores na Itália descobriram que as redes reduziram a velocidade do vento em até 85% e a fotossíntese em até 25%, garantindo que as plantas também estivessem protegidas contra os distúrbios causados pelas mudanças de clima.
Para evitar qualquer impacto nas populações de aves, pode-se adquirir redes com diferentes tamanhos de malha. A rede permite processos de cultivo mais eficientes sem afetar a fauna local e também reduz os custos para os agricultores, já que pode ser reutilizada muitas vezes.
Reciclagem do plástico na agricultura
Embora o aumento no uso de plástico tenha produzido amplos benefícios para os agricultores e consumidores, a gestão adequada no fim de vida útil dos plásticos é fundamental para garantir que essa indústria permaneça sustentável.
Segundo a Diretora do Programa de Reciclagem de Plásticos Agrícolas da Universidade Cornell, Lois Levitan, o plástico agrícola representa apenas cerca de 2% de todo o plástico gerado nos Estados Unidos. No entanto, novos programas para transformar resíduos de plástico agrícola em sacos de lixo, pavimentos de calçada e madeira plástica estão ajudando a encontrar destinações mais sustentáveis para as redes.
Outro bom exemplo de gestão de resíduos na agricultura é a prática da Cleanfarms, uma organização de reciclagem agrícola no Canadá. A empresa estabeleceu quase 50 locais de reciclagem para os agricultores entregarem sacos de grãos que podem ser então reciclados e reutilizados, criando uma economia mais circular.
Programas semelhantes de coleta de sacos de grãos foram desenvolvidos nos Estados Unidos para incentivar práticas sustentáveis. Esses programas estimularam a criação de novos programas-piloto no Canadá para recolher outros produtos agrícolas recicláveis, como barbante de polipropileno.
O plástico é uma ferramenta simples, mas vital para os agricultores em todo o mundo. Redes e casas de cultivo reduzem a perda de colheitas, protegendo os produtos agrícolas de pragas e condições climáticas extremas, além de diminuir o uso de recursos.
Isso aumenta o acesso a produtos cultivados localmente para todos os consumidores e apoia uma base financeira saudável para os agricultores.
Em tempos em que a fome ainda é uma preocupação mundial, todas as iniciativas de redução de custos e de aumento na produção de alimentos devem ser valorizadas.
Com novos programas de reciclagem em vigor, a indústria agrícola pode aproveitar os benefícios do plástico enquanto mantém altos padrões de sustentabilidade.