Empresa francesa desenvolve molde plástico para recuperação de lesões
setembro 18, 2022Como o conceito dos 3Rs torna o plástico sustentável
dezembro 9, 2022Pallets de plástico: opção sustentável para transporte e logística
As empresas estão cada vez mais comprometidas em encontrar soluções sustentáveis para suas operações, o que inclui a logística. Afinal, além da importância de diminuir o impacto ao meio ambiente, contar com um selo eco friendly ajuda a atrair mais clientes e investidores.
Para alcançar esse objetivo, os pallets de plástico são uma excelente opção para transporte de cargas, principalmente quando comparados aos de madeira.
Vida útil mais longa
O primeiro aspecto a ser levantado em relação à sustentabilidade é o mais óbvio ― o fato de que o pallet de madeira só pode ser fabricado com a derrubada de árvores. Mas há outros pontos que devem ser considerados quando falamos das vantagens dos pallets plásticos quanto à preservação ambiental.
A madeira, por se tratar de um elemento natural, apresenta algumas falhas e pontos de baixa resistência em sua formação, o que a torna mais propensa à quebra, o que não acontece com o plástico. A alta resistência do plástico o torna a opção ideal para pallets que carregam cargas pesadas e são transportados por empilhadeiras. O material também é mais resistente à ação do tempo e do clima, tendo uma vida útil muito maior.
Se houver quebra nos pallets de plástico, eles podem ser reparados ou até mesmo vendidos em módulos, que podem ser imediatamente repostos sem a necessidade do trabalho de um carpinteiro ou de ferramentas especiais para lidar com a madeira.
Mais higiênicos e menor emissão de gás carbônico
A impermeabilidade do material é outro aspecto que traz uma vantagem do pallet de plástico em relação ao de madeira. Graças a essa característica, os pallets não acumulam umidade, não sofrem ataques de insetos e fungos, e podem ser facilmente lavados e reutilizados.
Por isso, os pallets de plástico são o material ideal para o transporte de alimentos e produtos farmacêuticos, que contam com normas rígidas de higiene.
Eles também são mais leves que os de madeira e têm skids e tampas que permitem fácil encaixe, sendo facilmente empilhados. Essas propriedades, além da leveza do material, facilitam o transporte, o que resulta em uma menor emissão de CO2.
Pallets e a economia circular
O quesito mais importante é a possibilidade da utilização do plástico dentro da economia circular, reaproveitado por inúmeras vezes e reciclado quando não oferecer mais condições de uso.
A madeira pode ser reciclada para a produção de aglomerados, mas os pedaços sucateados precisam ser realocados para o processo, o que tem o seu custo, enquanto o plástico pode virar uma fonte de renda ao ser recolhido e enviado para a reciclagem, gerando um valor residual que não está presente na madeira.
O plástico obtido da reciclagem dos pallets pode gerar outros produtos plásticos para diversas utilidades ou novos pallets, aproveitando ao máximo os pontos positivos do material como resistência e flexibilidade.
São diversas vantagens que o pallet de plástico apresenta em comparação ao pallet de madeira, sendo assim uma melhor opção tanto para a natureza, como para empresas que dependem de boas soluções logísticas.
Fontes:
https://re-pal.com/plastic-pallets-vs-wood-pallets/
https://dienamics.com.au/blog/7-advantages-plastic-pallets-wooden-pallets/
https://www.monarchshelving.co.uk/blog/pallet-racking/plastic-pallets-really-kind-environment/