Empresas reaproveitam plástico e colocam em prática o compromisso com a sustentabilidade

indústria do plástico
Feira e análise de potencial de reciclagem marcam as novidades na indústria do plástico
abril 15, 2022
plástico biodegradável
Por que o plástico biodegradável não é a melhor opção?
maio 27, 2022
indústria do plástico
Feira e análise de potencial de reciclagem marcam as novidades na indústria do plástico
abril 15, 2022
plástico biodegradável
Por que o plástico biodegradável não é a melhor opção?
maio 27, 2022

Empresas reaproveitam plástico e colocam em prática o compromisso com a sustentabilidade

plástico reaproveitado

Equilibrar o uso de plástico e o descarte dos resíduos desse material pode ser uma equação difícil, principalmente se considerarmos o aumento da população e, consequentemente, o crescimento do consumo.

Como se trata de uma matéria-prima importante para diversos setores, o melhor caminho é pensar em alternativas inteligentes que promovam a reutilização desse insumo, dentro de uma abordagem mais sustentável.

Sabendo da capacidade de reutilização do plástico, algumas empresas apresentam iniciativas para reaproveitar a substância, seja para a criação de novos produtos ou de maneira mais inovadora.

Destacamos aqui três cases bastante interessantes sobre o assunto.

Chilli Beans: quiosques feitos de plástico reaproveitado

A Chilli Beans já produziu um modelo de óculos confeccionado com resíduos de plástico retirados do oceano, mas não parou por aí. A marca também criou a Eco Chilli, uma loja feita totalmente de plástico reciclado.

O quiosque foi pensado para instalação em pontos alternativos, como postos de gasolina, praças e outros que tenham alta circulação de pessoas. É uma ideia bastante interessante para quem quer atingir outros públicos ou não tem interesse de arcar com os altos custos de um ponto em um shopping.

Outra iniciativa interessante da rede é o desconto de 50 reais para clientes que levarem armações de óculos de qualquer marca. Com isso, a marca incentiva a reutilização do material e a redução do descarte de resíduos no ambiente.

Procter & Gamble: ações em prol da utilização consciente do plástico

A Procter & Gamble Índia tornou-se “neutra em resíduos plásticos” no último ano fiscal, graças à coleta, processamento e reciclagem de mais de 19.000 toneladas de resíduos de embalagens plásticas que excederam a quantidade necessária em seus produtos vendidos em um ano.

A empresa afirma que tem trabalhado em parceria com empresas de reciclagem em 75 cidades indianas. Ao mesmo tempo, a corporação tem adotado ações para reduzir a quantidade de material usado para embalar seus produtos ― nos últimos cinco anos, reduziu em mais de 5.000 toneladas o plástico usado para embalagens.

Adidas: tênis feitos de plástico reciclado

A tradicional marca Adidas também tem um projeto que prevê a sustentabilidade e a reutilização de materiais na confecção de seus produtos. A marca pretende, a partir de 2024, usar apenas poliéster reciclado, entre outros materiais ecologicamente corretos, como o algodão sustentável.

Como a preocupação com o ambiente é parte da filosofia da marca, a empresa continuou investindo em iniciativas ligadas ao tema mesmo durante a pandemia do Coronavírus. Nesse intuito, a corporação tem trabalhado para criar estruturas que possibilitem o processo de materiais reciclados em longa escala.

Em 2015, a Adidas apresentou o primeiro tênis feito em parceria com o projeto Parley for the Oceans. O produto teve como matéria-prima o plástico encontrado em praias e regiões costeiras.

Só em 2020, dentro dessa parceria, as duas empresas coletaram quase 7000 toneladas de plásticos descartados indevidamente. Foram produzidos cerca de 17 milhões de pares de tênis com esse material, o que mostra como iniciativas voltadas à reutilização do plástico podem ser bem-sucedidas, fomentar a indústria e o consumo e ainda preservar os recursos naturais.

Com esses exemplos, vale pensar no que pode ser feito para reutilizar o plástico já produzido. Assim, é possível aproveitar ao máximo a longa vida do material e suas propriedades, como leveza e resistência.

Fontes:

https://revistapegn.globo.com/Um-So-Planeta/noticia/2022/03/chilli-beans-lanca-franquia-mais-barata-com-loja-feita-de-plastico-reciclado.html

https://www.adidas-group.com/en/media/news-archive/press-releases/2020/adidas-2021-first-time-more-60-percent-all-products-will-be-made/

https://www.livemint.com/companies/news/procter-gamble-india-turns-plastic-waste-neutral-11648713757048.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *