Empresa alemã lança tecnologia para eliminar odor do plástico reciclado
junho 24, 2022Plástico Brasil Xperience 2022: discussões e novidades sobre o mercado do plástico
setembro 2, 2022Copos usados na Corrida de São Silvestre viram caixas organizadoras
Sempre evidenciamos a importância da valorização do plástico em relação à sua durabilidade. O reaproveitamento evita a extração de recursos naturais para a fabricação de novos plásticos e diminui o impacto ao meio ambiente.
Difícil pensar em uma realidade sem o uso do plástico. Porém, com a destinação adequada, ele pode ser introduzido na economia circular e gerar ainda mais benefícios.
Uma iniciativa interessante com foco no uso do plástico de maneira sustentável foi a coleta de copos durante a 96ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada no final de 2021.
Os cerca de 20 mil participantes descartaram os copos com água ao longo dos 15 km de percurso da corrida.
A embalagem plástica é a mais indicada para a ocasião, por ser leve e fácil de carregar, ajudando na hidratação dos corredores sem atrapalhar a performance, permitindo a ingestão do líquido de forma rápida e segura.
No entanto, essa prática gera um grande volume de lixo plástico, que não recebia a destinação adequada.
Graças a uma parceria entre o Movimento Plástico Transforma, a Fundação Cásper Líbero e a Yescom, organizadora do evento, esses copos tiveram uma destinação mais gentil do ponto de vista ambiental e foram reaproveitados.
Os agentes do Movimento Plástico Transforma recolheram os copos e encaminharam o material para uma transformadora parceira, a Plastimil. Depois de passarem pelo processo de reciclagem, os copos viraram matéria-prima para a produção de outros artigos plásticos. Neste caso, foram transformados em caixas organizadoras pela fábrica Monte Líbano.
Essas caixas serão doadas a escolas públicas municipais de São Paulo.
Iniciativa não é pioneira
Essa não foi a primeira vez em que a parceria entre o Movimento Plástico Transforma e a Corrida de São Silvestre gera resultados positivos. Em 2019, os copos recolhidos foram transformados em 1800 lixeiras doadas para escolas públicas de Jaguariúna e São Carlos, interior de São Paulo, impactando a vida de mais de 20 mil alunos.
Com a proposta, é possível mostrar à sociedade todas as possibilidades que o plástico oferece, sua versatilidade e capacidade de transformação. Além disso, demonstra a viabilidade da implantação de uma cadeia sustentável e da economia circular.
Fonte:
https://www.plasticotransforma.com.br/iniciativa-detalhe/sao-silvestre
http://www.abiplast.org.br/videos/reciclagem-sao-silvestre/
https://www.plasticotransforma.com.br/iniciativa-detalhe/sao-silvestre