Rentabilidade e sustentabilidade da reciclagem de plástico – como ter sucesso?
outubro 4, 2024Taxa de reciclagem de embalagens plásticas do Reino Unido bate recordes em 2023
outubro 18, 2024Comportamento do consumidor e seu impacto na sustentabilidade de embalagens plásticas
Os recipientes e as embalagens plásticas estão em todo lugar, desde garrafas de água e jarras de leite até produtos em filme, revestimentos, tampas e bandejas.
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, a nação produziu 14,5 milhões de toneladas métricas de embalagens plásticas em 2018, representando 5% do lixo sólido municipal. No entanto, apenas cerca de 2 milhões de toneladas métricas — ou 13,6% — foram recicladas corretamente. O restante acabou em aterros sanitários ou se infiltrou no meio ambiente.
Aumento da demanda do consumidor por embalagens sustentáveis
Os consumidores demonstraram uma consciência e demanda inabaláveis por sustentabilidade em embalagens e produtos. De acordo com um relatório da McKinsey, 55% dos consumidores se preocupam com o impacto ambiental da embalagem dos produtos, citando poluição marinha, esgotamento de recursos naturais e desmatamento como fatores críticos.
As preocupações deles os levaram a pressionar as empresas a transitar para alternativas e práticas sustentáveis. Em um estudo entre a Universidade Bentley e a Gallup, 71% dos consumidores mais jovens acreditam que as empresas causam danos ambientais, enquanto 89% afirmam que as empresas têm o poder de causar um impacto positivo.
Essa crença firme inspirou muitos americanos a alterarem seus comportamentos de compra. Uma pesquisa encomendada pelo Baker Retailing Center da Wharton School da Universidade da Pensilvânia descobriu que a sustentabilidade influencia os comportamentos de compra de 72% dos consumidores e 68% estão dispostos a pagar mais por produtos verdes, que muitas vezes incluem embalagem.
Tendências futuras de sustentabilidade na embalagem plástica
Embora alguns acreditem que a reciclabilidade do metal o torne uma alternativa viável à embalagem plástica, sua fabricação e incineração emitem uma quantidade significativa de gases de efeito estufa, além de exigir materiais de embalagem em excesso durante o transporte. Felizmente, especialistas da indústria estão em busca de outras opções.
A Fundação Ellen McArthur (EMF) afirma que uma economia circular é a melhor maneira de mitigar o desperdício de plástico no futuro. Primeiro, o mundo deve reduzir conscientemente sua dependência de embalagens plásticas de uso único, aproveitando vários modelos de reutilização.
Em segundo lugar, a EMF afirma que a produção de embalagens recicláveis, compostáveis e reutilizáveis é necessária — só possível por meio de inovações empresariais, novos materiais e designs de embalagem, e tecnologias de reprocessamento de ponta.
Por último, os governos devem implementar infraestrutura e regulamentações adequadas para uma coleta eficaz de reciclagem, enquanto as empresas devem incentivar hábitos de reciclagem.
A embalagem plástica sustentável é o futuro
A embalagem plástica sustentável não é mais um desejo, mas uma necessidade para o futuro do planeta e da saúde pública. Portanto, as empresas devem adotar alternativas ecologicamente corretas para acompanhar a demanda e os comportamentos de compra dos consumidores.
Com uma maior atenção à circularidade e ao consumo consciente, há esperança para uma renovação no comportamento quanto ao uso de embalagem plástica no futuro.
Fonte: