Sprite ganha nova garrafa para aumentar reciclagem
fevereiro 3, 2023Esquema inovador de reciclagem transforma canetas de insulina em móveis
março 3, 2023Ações ajudam a derrubar a imagem negativa do plástico
Campanhas que mostram os efeitos da poluição nos mares e o sofrimento dos animais ajudam a construir um estigma bastante negativo do plástico. Não podemos afirmar que esse quadro não é verdadeiro, porém, existem outros aspectos que devem ser considerados quando falamos do uso do material.
Na realidade, os danos ao meio ambiente acontecem graças ao descarte incorreto e à falta de conscientização de pessoas e indústrias sobre a utilização do plástico.
Trata-se de uma substância indispensável para a vida em sociedade, e que é parte importante da cadeia de consumo. Graças ao plástico, a humanidade conseguiu evoluir em diversos aspectos, inclusive tecnológicos.
O material também é necessário para a preservação dos alimentos, ajudando a reduzir a quantidade de comida jogada no lixo, além de ser utilizado em diversos setores, como construção civil, têxtil, saúde, etc.
Como conscientizar as pessoas sobre a importância do plástico na sociedade?
Para quebrar a imagem negativa do plástico, é importante investir em ações que evidenciem a importância desse material para a sociedade e mostrem como utilizá-lo de maneira consciente.
Por ter uma vida útil bastante longa, o plástico pode ser reaproveitado inúmeras vezes, até que apresente queda de qualidade. Quando isso ocorrer, se houver o descarte adequado, o material pode ser reciclado e transformado em diversos outros utilitários.
Se todos contribuírem para a criação dessa cadeia de reaproveitamento, menos plásticos novos serão produzidos a partir de resinas virgens, e menos lixo plástico encontraremos em aterros e no meio ambiente.
Empresas, como a Braskem, estão comprometidas com isso. A corporação entrou com ações educativas dentro do Big Brother Brasil 23 orientando sobre o descarte correto do lixo, engajando brothers e sisters, e incentivando o público a adotar os mesmos hábitos em casa.
Quem provoca a poluição nos mares?
Outro ponto importante para que o estigma em torno do plástico seja quebrado é o reconhecimento dos verdadeiros vilões, ou melhor dizendo, do que realmente causa a poluição nos oceanos.
As empresas alimentícias estão bem intencionadas ao eliminar o canudo de plástico, ou substituí-lo por um de outro material. Mas a verdade é que o lixo produzido pela sociedade é bem pouco quando analisamos o volume de plástico presente nos mares.
Boa parte dessa poluição é causada pela pesca industrial, que deixa uma grande quantidade de redes de nylon e outros apetrechos nos mares. Esse material representa cerca de 85% do lixo marinho, segundo dados do Greenpeace.
O documentário Seaspiracy retrata bem essa realidade, mostrando como os verdadeiros agentes poluidores são poupados da publicidade negativa.
Portanto, a reformulação da imagem do plástico envolve mudanças em nossa percepção do material e sua utilidade, bem como a promoção de práticas mais sustentáveis em relação ao uso e descarte do plástico.
Fontes:
https://www.abiclor.com.br/braskem-leva-campanha-de-reciclagem-ao-bbb23/