Catalisador permite reciclagem de plástico mais rápida, eficiente e sustentável
março 18, 2022Empresas reaproveitam plástico e colocam em prática o compromisso com a sustentabilidade
abril 29, 2022Feira e análise de potencial de reciclagem marcam as novidades na indústria do plástico
Sempre atento às iniciativas e mudanças do setor, o site Plástico Amigo traz duas atualizações importantes sobre o mercado. Confira!
InovaPlastic: feira é adiada para março de 2023
A feira InovaPlastic, uma das mais importantes para o setor, foi adiada. O evento, que estava marcado para setembro de 2022, será realizado em março de 2023.
Com o impacto da pandemia, a cadeia de produção de plástico ainda está em adaptação. Por isso, os organizadores decidiram mudar a data do evento, para que as ações e atrações possam ser programadas antecipadamente, permitindo a participação de todos os interessados.
A InovaPlastic tem como objetivo enaltecer as boas práticas de aplicação para suprir um novo mercado de tecnologia e inovação. Os encontros configuram um veículo de fomento à indústria, gerando oportunidades de networking e de fechamento de novos negócios.
Além disso, há a preocupação em contribuir e promover ações que colaborem com a perenidade do mercado plástico, com incentivo a projetos que tragam a sustentabilidade como foco.
Nas edições anteriores, foram apresentados cases, palestras, debates e painéis, proporcionando aos visitantes novos conhecimentos e troca de informações sobre o mercado plástico.
Na última edição, foi realizado um programa comprador internacional que contou com compradores da América Latina, EUA e Canadá, gerando mais de 14,9 milhões de reais.
Realizada sempre em anos ímpares, a primeira edição aconteceu em 1987, como BrasilPlast, sendo rebatizada como InovaPlastic em 2021. Reunindo representantes de toda a cadeia produtiva do plástico, desde matéria-prima até reciclagem, o evento configura como o mais importante e tradicional do setor na América do Sul.
Ferramenta calcula índice de reciclabilidade de embalagens
A reciclagem do plástico ainda passa por uma série de entraves para que tenha uma maior adesão e promova uma redução substancial do volume de resíduos despejados no ambiente.
Para ajudar a resolver alguns desses entraves, a Rede pela Circularidade do Plástico criou uma solução capaz de avaliar o potencial de reciclagem do material descartado.
O “Retorna” é uma ferramenta online e gratuita, que consegue calcular o índice de reciclabilidade da embalagem plástica considerando diversos requisitos importantes para o processo.
Entre essas condições, estão o design, formato e performance da embalagem, além dos tipos e camadas de materiais plásticos utilizados na fabricação, desde a tampa até o rótulo.
Apenas esses aspectos já facilitam muito o estudo da reutilização do material, já que boa parte dos resíduos não são aproveitados em toda a sua capacidade por erros na classificação ou pelo uso de rótulos que impedem o processo de reciclagem.
Além disso, o Retorna também oferece uma análise do cenário brasileiro e das especificidades de cada região, proporcionando uma visão ampla da aceitabilidade do material no mercado. Essa avaliação é feita com base nas pesquisas nacionais de infraestrutura disponíveis de cada estado.
Ao final da avaliação, a ferramenta dá uma nota entre A e E, sendo A o material com maior viabilidade de reciclagem.
Além de facilitar o reaproveitamento dos resíduos plásticos e viabilizar a redução do descarte, essa iniciativa pode estimular a fabricação de embalagens com um índice maior de reaproveitamento. Com isso, é possível aumentar a adesão à economia circular e promover o uso mais inteligente e consciente do plástico.
Fontes:
http://www.abiplast.org.br/noticias/inovaplastic-sera-realizada-em-2023/