
Sea2see: Do amor pelo mar à revolução sustentável na indústria óptica
abril 11, 2025Quais são os 3 tipos de reciclagem de plástico?

Divulgação
A reciclagem de plástico permite o reaproveitamento de materiais descartados, transformando-os em matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Esse processo é importante para o meio ambiente, pois evita a retirada de materiais fósseis, além de emitir quantidades de gás carbônico menores do que a produção de itens a partir de recursos naturais.
Após a coleta e separação dos resíduos, ocorre o processo de reciclagem, que pode ser de três maneiras: mecânica, energética e química. O material obtido é então usado para a confecção de novas peças.
Acompanhe o post para entender como funciona cada modalidade de reciclagem.
1. Reciclagem mecânica
Um dos métodos mais utilizados para aproveitamento de itens descartados é a reciclagem mecânica. Esse método é usado para reciclar plásticos, seja proveniente de sucatas industriais, descartes domésticos ou comerciais. Os resíduos são transformados mecanicamente em novos materiais, sem alterar suas estruturas químicas.
Na reciclagem mecânica ocorre a moagem, lavagem, separação, secagem, regranulação e compostagem do plástico. Os polímeros permanecem inalterados nesse processo e podem ser reutilizados repetidamente no mesmo ou em produtos semelhantes. Esses plásticos reciclados mecanicamente são usados na fabricação de sacos de lixo, pisos, mangueiras, peças de carros e embalagens. A reciclagem mecânica é amplamente utilizada para Poliolefinas (PE e PP).
2. Reciclagem energética
O método usado para converter plásticos em energia térmica e elétrica é chamado de reciclagem energética. O processo é feito por meio da incineração, onde o calor é liberado na forma de combustível. Como esse processo exige pouco espaço, pode diversificar a matriz energética e otimizar o uso do espaço em cidades altamente povoadas.
Embora seja um método interessante por fornecer combustível, funcionando assim como mais uma fonte de energia, é um processo que exige investimentos elevados e o envolvimento das autoridades públicas. Esse método de reciclagem é amplamente utilizado na Europa e no Japão.
3. Reciclagem química
Entre todos os tipos de reciclagem, a reciclagem química é o método mais complexo. Nesse processo, as estruturas químicas dos plásticos são modificadas após serem reprocessadas. O produto final pode ser usado como matéria-prima em diferentes indústrias, além de de insumo básico na fabricação de novos produtos plásticos
Trata-se de um processo que está nos estágios iniciais de desenvolvimento e que ainda não substitui os métodos energético e mecânico, mas propõe soluções alternativas a esses processos. Por isso, pode abrir um campo a ser bastante explorado quanto ao reaproveitamento de plásticos descartados.
A reciclagem de plástico é o melhor caminho para reduzir os impactos do consumo no meio ambiente, diminuindo o volume de resíduos e permitindo novas utilizações do que já foi extraído. O plástico, por ser um material de alta durabilidade e bastante resistente, propicia um longo ciclo de utilização.
No entanto, é importante que haja conscientização dos consumidores e movimentação do poder público para que o material seja introduzido na economia circular. Assim, podemos aproveitar todos os benefícios que o plástico oferece com menor impacto à natureza.
Fonte:
https://www.vanellagroupmn.com/what-are-the-3-types-of-recycling