Pappelina: tapetes cada vez mais circulares
dezembro 13, 2024Iogurte em copo de plástico reciclado chega ao mercado europeu
A circularidade dos plásticos deu um passo à frente com o lançamento do primeiro iogurte em copo de plástico reciclado, feito de poliestireno (PS) com reciclagem mecânica. O iogurte, comercializado sob a marca Milbona, será lançado nos supermercados Lidl na Europa no início de 2025.
O fornecedor de estirênicos Ineos Styrolution fez parceria com a Unternehmensgruppe Theo Müller, uma das principais processadoras de laticínios da Alemanha, para realizar o projeto.
As empresas conduziram um teste piloto em 2024 para avaliar como os consumidores reagiriam ao plástico reciclado e à cor do copo. Várias centenas de copos de PS reciclado foram fabricados e preenchidos, sendo avaliados por voluntários no refeitório da Ineos.
Os resultados mostraram que 90% dos voluntários comprariam iogurte em um copo de PS reciclado. Os testadores também indicaram que um copo de iogurte reciclado com tonalidade seria tão aceitável quanto o branco padrão.
Para produzir o PS reciclado usado na termoformagem dos copos, a Ineos utiliza um processo de reciclagem mecânica que começa com a triagem por infravermelho próximo (NIR).
Processo resulta em produto higiênico e seguro
A tecnologia NIR separa o PS rígido do PS espumado. O PS rígido, proveniente de copos de iogurte usados, é triturado em flocos e, em seguida, lavado a quente. Esses flocos são enxaguados, secos, classificados e “super limpos”.
Na última etapa, os flocos são derretidos a alta temperatura e expostos a uma tecnologia de vácuo para remover quaisquer impurezas remanescentes. O reciclado final, em formato de pellets, é 99,9% puro e seguro para contato com alimentos. Até então, apenas reciclados de garrafas PET haviam alcançado esse nível de circularidade.
O processo de super limpeza da Ineos Styrolution está registrado como uma tecnologia inovadora sob o regulamento 2022/1616 da União Europeia (UE) sobre plásticos reciclados destinados ao contato com alimentos.
O PS reciclado apresenta as mesmas propriedades físicas do PS virgem e se comporta da mesma maneira durante a extrusão e termoformagem — mas com uma pegada ambiental muito menor do que o polímero virgem.
Dessa forma, o PS reciclado ajudará empresas de alimentos a atender aos requisitos do novo Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) da UE, adotado pelo Conselho Europeu no início deste mês.
A colaboração para o copo de iogurte representa “uma conquista marcante em nosso caminho comum para a circularidade perfeita dos copos de poliestireno e para o cumprimento dos requisitos do PPWR, bem como de nossas próprias metas de redução da pegada de CO2,” afirmou Lena Lembach, especialista sênior em desenvolvimento de embalagens da Unternehmensgruppe Theo Müller, em um comunicado oficial.
Fonte:
https://www.plasticstoday.com/packaging/yogurt-rolls-out-in-mechanically-recycled-polystyrene