Wayfarer: os óculos feitos de plástico
junho 7, 2024Marketing e educação em prol de uma nova era do plástico
junho 21, 2024Plásticos descartáveis na saúde: por que são tão necessários?
Com tantas discussões sobre a importância das embalagens descartáveis para a sociedade moderna, há um setor em que esse material não pode ser deixado de lado: a área de saúde.
Isso porque, quando falamos de procedimentos médicos, a segurança do paciente deve ser priorizada; é essencial reduzir o risco de contaminação nesses ambientes.
E para esse propósito, as embalagens descartáveis são perfeitas ― fáceis de usar, leves e convenientes. Essas embalagens mantêm o objeto esterilizado, ajudando a evitar a contaminação cruzada e os riscos de infecção.
Frequentemente, a embalagem descartável é projetada para facilitar o uso, o que resulta em uma pegada ambiental menor, com design intuitivo e fácil de abrir. Isso envolve inteligência desde o início do projeto, considerando a experiência do usuário, mas também a reciclabilidade.
O que é embalagem de uso único ou descartável?
A embalagem de uso único (ou descartável) é utilizada para acondicionar produtos de saúde que devem ser usados apenas uma vez. É popular tanto em ambientes clínicos quanto em cuidados domiciliares.
Alguns exemplos incluem embalagens plásticas (ou seja, polietileno, polipropileno, policarbonato e cloreto de polivinila), blisters, papel de grau cirúrgico, recipientes rígidos, envoltórios de esterilização e materiais compostos (ou seja, uma combinação de materiais como plástico, papel e folha).
Como é usada a embalagem de uso único?
A embalagem de uso único é utilizada para uma ampla gama de produtos de saúde e projetada com foco na segurança do paciente. Alguns dos tipos mais comuns de produtos que utilizam embalagens descartáveis incluem:
– seringas e agulhas pré-carregadas;
– dispositivos médicos: ortopédicos, vasculares, respiratórios, endoscopia, cardiologia, oftálmicos, dentais;
– instrumentos cirúrgicos;
– suprimentos de cuidados com feridas;
– cateteres;
– tiras de teste diagnóstico e kits de teste domiciliar;
– bandejas de procedimentos personalizadas;
– injetáveis e frascos para medicamentos;
– produtos biológicos;
– farmacêuticos;
– entrega de medicamentos.
A embalagem para esses produtos é projetada para manter a integridade e esterilidade do produto interno até que seja utilizado.
Quais são os benefícios da embalagem de saúde de uso único?
Há várias razões para que as embalagens descartáveis sejam utilizadas no setor médico, em vez das embalagens reutilizáveis. Confira os principais pontos.
Segurança do paciente
Primeiro, e mais importante, está o foco na segurança do paciente. Com a embalagem de uso único, cada item é selado e esterilizado individualmente antes do uso. Isso reduz drasticamente o risco de contaminação. Utilizar embalagens descartáveis para itens como seringas pré-carregadas, dispositivos médicos e kits de diagnóstico cria um ambiente mais seguro para o paciente.
Há também riscos de infecção no ambiente médico, muitos dos quais podem estar intimamente ligados às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Estas são causadas por bactérias, vírus, fungos e outros patógenos aos quais o paciente é exposto durante sua estadia. Embalagens descartáveis podem ajudar a criar uma solução e reduzir riscos invisíveis antes que se tornem complicações futuras.
Facilidade de uso e eficiência
Em ambientes hospitalares e cirúrgicos, o tempo é fator importante. Alguns minutos em situações de emergência podem fazer a diferença no resultado do paciente. Aqui, a embalagem de uso único vence mais uma vez. Não apenas é conveniente, como projetada para acesso rápido e fácil. A embalagem pode ser aberta rapidamente para que os profissionais de saúde possam se concentrar no tratamento do paciente em vez da preparação do produto. Além disso, a facilidade da embalagem descartável permite menos manuseio, o que reduz o potencial de erro procedural e contaminação.
Economia de tempo e trabalho
Muitos recursos também são necessários para manter a embalagem de saúde reutilizável ― o custo se estende além do investimento inicial de compra. Entre os gastos adicionais, podemos citar limpeza, manutenção e esterilização dos materiais de embalagem.
A embalagem descartável elimina a necessidade de manutenção, reduzindo o custo para apenas o valor gasto na compra.
Qual é o papel da sustentabilidade na embalagem de uso único?
A reciclagem de itens de uso médico é bastante complicada, por envolver o risco de contaminação dos recicladores e demais trabalhadores envolvidos.
No entanto, um design inteligente, voltado para a sustentabilidade, é capaz de reduzir a geração de resíduos, trazendo assim um impacto positivo ao ambiente.
Projetar para reduzir a pegada ambiental inclui pensar no transporte e na diminuição da quantidade de material utilizado. O design de embalagens sustentáveis pode agregar valor de muitas outras maneiras, pois menos embalagens geralmente significam menos espaço na prateleira e custo unitário reduzido.
Em geral, nenhuma opção de embalagem de saúde é perfeita, mas podemos nos esforçar para garantir que a experiência do paciente seja excelente. Por esse motivo, embalagens de saúde descartáveis garantem o seu espaço. Elas oferecem esterilidade, conveniência, eficiência e, o mais importante, aumentam a segurança do paciente.
Embora haja desafios ambientais, as empresas de embalagens de saúde estão trabalhando para encontrar um equilíbrio entre saúde, custos e impacto ambiental. Os fatores mais importantes e que devem ser priorizados são a segurança e o conforto do paciente.
Fonte: