6 princípios para eliminar o desperdício de plástico

plástico sabão
Cientistas desenvolvem método para transformar plástico em sabão
janeiro 5, 2024
plástico olimpíadas
Assentos feitos de plástico reciclado serão utilizados nas Olimpíadas de 2024
janeiro 19, 2024
plástico sabão
Cientistas desenvolvem método para transformar plástico em sabão
janeiro 5, 2024
plástico olimpíadas
Assentos feitos de plástico reciclado serão utilizados nas Olimpíadas de 2024
janeiro 19, 2024

6 princípios para eliminar o desperdício de plástico

desperdicio de plástico

O plástico é um material importante para a nossa sociedade. Utilizado em diversos setores de produção, graças ao plástico podemos nos alimentar com mais segurança, obter mais higiene nas intervenções médicas, ter acesso à tecnologia, entre diversos benefícios.

Avaliando o ciclo de vida do plástico, é possível concluir que se trata de um material com menor pegada ambiental do que vidro, madeira, papel e plástico biodegradável.

Com o uso consciente do plástico, é possível alcançar todas as facilidades que a substância oferece, sem afetar o meio ambiente. O grande problema não é o plástico, mas sim como ele é descartado, provocando o acúmulo de lixo em aterros e mares.

Para resolver o problema, é necessária a adoção de algumas políticas e hábitos. Confira os 6 pilares essenciais para o alcance da economia circular do plástico.

1. Apoio às legislações que promovam a reciclagem

Apoio às políticas e esforços legislativos que ajudem a desenvolver uma maior oferta de plásticos usados para reciclagem e criem condições para um maior investimento na fabricação de novos produtos a partir de plásticos reciclados.

2. Adesão à reciclagem

Minimizar o desperdício de plástico por meio da reciclagem, com a expansão  da reciclagem tradicional . Por meio de investimentos da indústria, acelerar o papel complementar da reciclagem avançada, aprovando o desenvolvimento de plantas e obtendo o apoio do governo.

3. Redesign de embalagens para melhorar o aproveitamento do plástico

Reavaliar como produtos e embalagens de plástico são projetados, fabricados e usados, ampliando a reutilização desses itens, além da adoção de plástico reciclado na produção de novos materiais. Melhorar o design de produtos de plástico para minimizar o uso de material.

4. Defesa de uma rede nacional de reciclagem

Defender uma rede nacional de reciclagem que apoie sistemas integrados de gestão de resíduos. Modernizar a coleta, triagem e processamento do plástico descartado e implementar padrões nacionais de rotulagem, a fim de aumentar o volume de resíduos separados e reciclados.

5. Acesso ampliado aos plásticos reciclado

Reforçar o acesso aos plásticos reciclados e identificar novos mercados para esse material. Apoiar programas federais e incentivos que estimulem a tecnologia e a inovação.

6. Políticas baseadas em dados confiáveis para a promoção da sustentabilidade

Promover a sustentabilidade com políticas baseadas em ciência, engenharia e dados sólidos que reduzam as emissões de gases de efeito estufa, incentivem a reciclagem de todos os materiais de embalagem, avancem as soluções de prevenção de desperdício do plástico e defendam a reciclagem avançada.

A implementação de uma rede capaz de promover o uso consciente do plástico e absorver os resíduos gerados requer a participação do governo, das indústrias e da sociedade. Esse é o caminho mais adequado e inteligente para a preservação do meio ambiente.

Fonte:

https://plasticmakers.org/our-solutions/eliminating-plastic-waste/guiding-principles/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *