Tampas de garrafa pet são transformadas em skates
dezembro 1, 2023Ferramenta avalia potencial de reciclagem de embalagens e estimula a circularidade
dezembro 15, 2023Plasticultura: como o plástico pode ajudar na produção de alimentos?
O plástico pode ser usado em diversas aplicações, nos mais diferentes setores. Dentro da agricultura, é bastante aproveitado para a construção de estufas, que protegem culturas desenvolvidas diretamente no solo e que aproveitam a luz e temperatura em um ambiente translúcido, porém fechado.
Mas quando falamos de plantio, o plástico também pode ser utilizado em outra técnica ― a plasticultura, que utiliza um filme plástico para a cobertura da plantação. Este filme, também conhecido como mulching, auxilia na proteção da lavoura e aumenta a produtividade, tendo como resultado culturas mais limpas e sadias.
Quais são as vantagens da plasticultura?
A utilização do mulching otimiza o desempenho de diferentes culturas, reduzindo a amplitude térmica do solo, mantendo a umidade e inibindo o crescimento de ervas daninhas.
Essa técnica também ajuda a plantação a obter máximo proveito dos nutrientes depositados no solo, permitindo um maior rendimento e diminuindo o consumo de água. Os produtores que trabalham com a plasticultura chegam a dobrar ou triplicar os resultados, além de colher as safras entre duas e três semanas antes do que é possível com as práticas de cultivo tradicionais.
Qual a ligação entre plasticultura e produtividade?
A plasticultura combina diversos aspectos para um melhor resultado. Os canteiros elevados ajudam a manter a umidade do solo, além de proteger frutas e flores do ataque de doenças.
Nesse método, a irrigação ocorre por gotejamento, permitindo um abastecimento de água uniforme e evitando perdas causadas pela lixiviação. Geralmente, a aplicação do mulching gera uma irrigação localizada, ou seja, a água é aplicada bem próximo às raízes da lavoura, aumentando a eficiência.
Em algumas culturas, principalmente de hortaliças, a adubação é feita com fertilizantes solúveis em água, mais uma prática facilitada pelo mulching. Por meio dessa técnica, conhecida como fertirrigação, é possível subdividir a adubação ao longo do ciclo da cultura, para que os nutrientes sejam distribuídos de acordo com as necessidades fisiológicas da espécie.
A cobertura plástica sobre o solo também impede o crescimento de ervas daninhas, reduzindo a necessidade de herbicidas e gerando culturas com menor quantidade de agrotóxicos.
Outro ponto que influencia a produtividade da lavoura é o controle do ataque de insetos-praga proporcionado pela plasticultura. O plástico branco, por exemplo, confunde os insetos, impedindo-os de chegar às plantas.
É possível fazer a plasticultura de maneira sustentável?
Atualmente, os produtores têm buscado plásticos com duração maior, reduzindo o volume de resíduos gerados pelo descarte do material utilizado. Também é possível encaminhar o plástico para reciclagem ao fim de sua vida útil, promovendo a aplicação de uma economia circular.
Com o crescimento da população habitacional, tecnologias capazes de multiplicar a produção sem ampliar a área cultivada serão extremamente valorizadas. A plasticultura é uma dessas tecnologias e mostra como o plástico pode ser aproveitado para atender demandas da população, sem representar uma ameaça ao meio ambiente.
Fonte:
https://www.plasticulturabr.com/seo/mulching/
https://tropicalestufas.com.br/plasticultura-entenda-o-que-e-e-confira-os-beneficios/
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/3230175/uso-do-plastico-na-agricultura-protegida